Condicionamento Físico e os seus benefícios a longo prazo

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Condicionamento Físico e os seus benefícios a longo prazo

Condicionamento Físico e os seus benefícios a longo prazo

Antecipadamente, o condicionamento físico é muito importante para manutenção da saúde!

Em suma, ele também pode ajudar a facilitar tarefas do dia-a-dia, tornando o corpo mais ativo e resistente.

Condicionamento Físico

Conheça os benefícios

Do mesmo modo, o bom condicionamento físico contribui muito para alguns processos como:

Diminui o risco do aparecimento de lesões e o tempo de reabilitação após uma lesão.

Mantém o aprendizado de tarefas motoras adquiridas e mantém uma ligação efetiva entre o atleta e o seu esporte através da execução correta destas tarefas motoras.

Bem como auxilia na força muscular, na resistência cardiovascular e também na flexibilidade.

Como funciona o trabalho de condicionamento físico para atletas?

Nesse sentido, esse condicionamento para atletas interfere 100% no bom desempenho deles em época de competição.

O programa de treinamento nesses casos se divide em macrociclo, mesociclo e microciclo,.

O macrociclo é a fase que o atleta está envolvido em uma competição, sendo realizado um treinamento planejado que dura cerca de seis meses a um ano.

Em contrapartida, o mesociclo corresponde às fases específicas dos treinos, a base, fortalecimento, técnica e geralmente tem duração de um a dois meses.

O microciclo corresponde aos objetivos mais imediatos dos treinos, dura uma semana a dez dias.

Em suma, as primeiras quatro semanas após o início da temporada, são as mais perigosas, devido ao mau condicionamento físico.

Portanto, o maior objetivo do condicionamento físico pré-temporada é iniciar o período de treinos já bem condicionado fisicamente.

O que constitui um bom programa para condicionamento físico?

Em síntese, um bom programa deve iniciar com um aquecimento, para preparar o sistema cardiovascular para o exercício.

Logo após, é indicado um alongamento, assegurando que durante os exercícios haverá o uso da amplitude articular máxima do aluno.

Depois é importante conjugar exercícios de força, com exercícios de resistência.

Por fim, alguns exercícios de desaquecimento e técnicas de relaxamento devem ser utilizados para findar o treino.


É de extrema importância manter um bom condicionamento físico para garantir uma melhor qualidade de vida e facilidade em realizar tarefas simples do dia-a-dia.

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